terça-feira, 28 de maio de 2013

[Aniversários] O Criador: Ian Fleming e o Maior vilão: Blofeld!

Não é a toa, que ontem, dia 27 de Maio de 2013, inauguramos o blog À Serviço Secreto! Tudo porque, hoje, dia 28, é aniversário do já falecido Ian Fleming, criador de James Bond! Mas tambem, do maior inimigo de JB, Blofeld!

Ian Lancaster Fleming (Londres, Inglaterra, 28 de maio de 1908 — Canterbury, Inglaterra, 12 de agosto de 1964) foi um oficial da Inteligênica Naval do Reino Unido, jornalista e escritor britânico nascido na Inglaterra. Fleming nasceu em uma família rica conectada com o banco mercante Robert Fleming & Co.; seu pai era um membro do parlamento de Henley de 1910 até sua morte em 1917 na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Educado no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas universidades de Munique e Genebra, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.

Fleming havia mencionado com amigos durante a Segunda Guerra, onde trabalhou para o Serviço Britanico, que adoraria escrever um romance de espionagem, algo que ele conseguiu em um espaço de dois meses no ano de 1952 com seu primeiro livro, Casino Royale. Ele começou a escrever o livro em Goldeneye, sua casa na Jamaica, no dia 17 de fevereiro de 1952, tirando inspiração de suas próprias experiências e imaginação. Fleming nomeou seu personagem a partir do ornitólogo norte-americano James Bond, um especialista em pássaros caribenhos e autor do guia de campo, Birds of the West Indies, livro que na época, era lido por sua mulher.

Fleming sempre fumou e bebeu muito durante sua vida adulta, e também sofria de doença do coração. Em 1961, ele sofreu um ataque cardíaco e lutou para se recuperar. Em 11 de agosto de 1964, enquanto estava hospedado em um hotel de Cantuária, Fleming foi caminhando até o Royal St George's Golf Club para almoçar e mais tarde jantou com amigos no hotel. O dia havia sido muito cansativo para ele, e Fleming desmaiou com outro ataque cardíaco pouco após o jantar, morrendo na manhã do dia 21 de agosto de 1964, dia do aniversário de doze anos de seu filho Caspar.

Feliz Aniversário, Blofeld?...

E Acreditem se quiser, hoje, tambem é aniversário do maior vilão de James Bond, Ernst Stavro Blofeld. E Quando afirmo isso, não estou falando de algum ator que o interpretou, mas sim, do próprio Blodfeld. Essa é uma clara referencia de Fleming a ele mesmo, quando no 5º Capitulo de Thunderball (Contra a Chantagem  Atomica) é dita a data comemorativa do nascimento de Blofeld, mesmo dia de Fleaming.

Com seu rosto aparecendo primeiramente em Com 007 Só Se Vive Duas Vezes, de 1967, Blofeld é um personagem intimidador, careca e com uma cicatriz que lhe cruza toda a face, interpretado sutilmente mas veladamente ameaçador por Donald Pleasence. Sempre extremamente calmo e frio quando dá suas ordens ou manda matar alguém, parece ter grande prazer em ver os assassinatos que ordena ou comete

Nos filmes, ele é o grande chefe da SPECTRE (uma organização terrorista internacional que tem a aspiração de dominação global, através do terrorismo, extorsão e vingança) mas nos livros, é apenas o numero 2. Nos filme, já foi interpretado por 5 atores: Donald Pleasence (Só se vive 2 Vezes), Telly Savalas (A Serviço Secreto de Sua Magestade), Charles Gray (Os Diamantes São Eternos), Anthony Dawson (Moscou contra 007) e Max von Sydow (Em Nunca Mais outra Vez, filme não oficial da série).

Deixe seu comentário aqui no post, ou nos envie um email para aservicosecreto@gmail.com, onde você pode se corresponder com a gente e até mesmo se candidatar a ser autor!

0 comentários:

Postar um comentário